Inovação sempre presente

Campus Party 2022

Nos dias 23 a 27 de março de 2022, o Parque Científico e Tecnológico da UnB participou da quarta edição da Campus Party Brasília (CPBSB4). O evento é o principal acontecimento tecnológico na área de inovação, criatividade, ciência e entretenimento digital. A edição de 2022 foi em formato híbrido, com atividades presenciais no Estádio Nacional Mané Garrincha e outra parte online.

A Universidade de Brasília esteve presente com estande na área Open, gratuita e aberta ao público. O estande da UnB teve exposição de trabalhos e protótipos, apresentação de pesquisas e de inovações já consolidadas no mercado.

2022 CPBSB4 0A

Visão frontal do estande.

Vinte e oito projetos foram escolhidos para serem expostos no estande, e a seleção dos projetos se deu via edital interno divulgado na página e nas redes sociais do PCTec-UnB. O edital pode ser conferido nesse link.

Os projetos foram selecionados por uma comissão técnica, sendo avaliados quanto ao grau de inovação agregado, quanto à interatividade e quanto à relevância no contexto do evento. Os projetos escolhidos foram: Acesso Remoto a Dados de Sonar: Monitoramento de Ictiofauna no Setor Hidrelétrico; AD&M Consultoria; Apuama Racing; Biodiversidade, Nanotecnologia e Inovação; Capital Rocket Team; Do chorume à eletricidade: o uso de microrganismos via biologia sintética; CJR: Empresa Júnior de Computação da UnB; Concreta Consultoria e Serviços; Divisão de Robótica Inteligente (DROID); Draco Volans Aerodesign; Eletrojun; Eletro-mobilidade no Distrito Federal; Gama CubeDesign; Genesys Biotecnologia; Gestão por Performance; InovaHouse 3D; A Jogada; Matriz Engenharia de Energia; Nanomedicina e suas aplicações; NEOLEITE; Novos medicamentos bioinspirados para doenças neurodegenerativas e o TEA; Plataforma Tecnológica BEM-TE-VI; SynBio 3D; Tainacan: software livre para organização e análise de dados de documentos digitais; Tecnogeronto: Game Lady Health; UnBall: Futebol de Robôs; UnBTV; Vagas e Oportunidades da Multincubadora de Empresas; e Zenit Aerospace.

2022 CPBSB4 0B

Visão lateral do estande.

O estande da UnB foi um dos mais visitados da área Open. Passaram pelo estande da UnB visitantes influentes em suas respectivas áreas, como o Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF; deputados; o Presidente do Instituto Campus Party Brasil, Francesco Farrugia; representantes de aceleradoras; investidores; e membros de órgãos públicos e privados em âmbito distrital e federal.

O evento possibilitou que empresas e projetos da UnB prospectassem parcerias com startups, projetos afins, empresas e entidades governamentais. Na área Arena, discentes da UnB participaram de competições como hackathons e maratonas de programação, ampliando o portfólio das equipes.

A Campus Party também foi oportunidade para que a UnB pudesse divulgar à comunidade o impacto da ciência na melhoria da qualidade de vida, em especial aos estudantes e interessados que visitaram o estande durante o evento.

Confira a galeria de fotos e a de vídeos da CPBSB4. Basta clicar nas imagens para poder visualizá-las em seu tamanho original.

CPBSB4 24
CPBSB4 29
Visita do sr. Tabanez
CPBSB4 20