Laboratório de Dendrologia Aplicada

 

Sobre

 

O Laboratório de Dendrologia Aplicada, vinculado à EFL, é responsável pela classificação taxonômica das plantas, com foco na flora do cerrado brasileiro. Para isto, o laboratório coleta ou recebe de terceiros, como o Serviço Florestal Brasileiro, amostras de folhagem e troncos de árvores, os quais recebem um a tratamento para a eliminação de fungos e insetos e posteriormente se arquivam para a criação de um catálogo. O laboratório também realiza pesquisas aplicadas, com o objetivo de desenvolver e aplicar a dendrologia nos recursos florestais.

 

Adicionalmente, o laboratório desenvolve pesquisas em áreas como identificação botânica, classificação fitofisionômica, fenologia, produtos florestais, viveiros e silvicultura. O laboratório também é responsável pela criação de chaves dendrológicas interativas digitais, utilizadas para ajudar na identificação das espécies florestais.

Atividades e pesquisas desenvolvidas

  • Identificação botânica e taxonomia das plantas, com foco no cerrado brasileiro.
  • Criação de chaves dendrológicas interativas digitais.
  • Classificação fitofisionômica e fenologia das espécies.
  • Estudo da utilidade e dos produtos florestais, além de pesquisas em viveiros e silvicultura.

Análise Nível de Maturidade Tecnológica

 

O Laboratório de Dendrologia Aplicada é um centro de pesquisa focado na criação de catálogos e na identificação botânica de espécies da flora do cerrado brasileiro. Embora tenha pouco desenvolvimento direto em criação de produtos ou novas metodologias, o alto nível de pesquisa e a categorização adequada da flora fazem com que o laboratório ofereça serviços de apoio a outras instituições, como a ajuda na identificação botânica. Dessa forma, o laboratório é classificado com um nível de maturidade tecnológica TRL 8.

TRL 8

Classificação Geral

 

Veja mais informações sobre a escala TRL (Technology Readiness Level).

Informações do Laboratório

 

  • Localidade: EFL - 2º andar
  • Curso: Engenharia Florestal
  • Coordenador: Daniel Costa de Carvalho
  • Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., +55 (61) 3107-5630