Fortalecimento do Ambiente de inovação

Aprovação da Política de Inovação da UnB

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade de Brasília aprovou, por unanimidade, a política de inovação da Universidade de Brasília, em reunião no dia 31 de outubro de 2019. O documento norteia as ações de promoção da inovação na UnB de maneira transversal, e deverá ser submetida ao Conselho Universitário (Consuni). A política deve ser apreciada pelo Consuni porque traz detalhes sobre a relação do Ambiente de Inovação da UnB com as fundações de apoio, assunto a ser avaliado pelo colegiado superior.

Pronunciamento da Decana de Pesquisa e Inovação, prof. Maria Emília Walter

Pronunciamento da Decana de Pesquisa e Inovação, prof. Maria Emília Walter.

A decana de Pesquisa e Inovação (DPI), professora Maria Emília Walter, enfatiza que há determinações legais para que a UnB elabore sua política de inovação. Com ela, são formalizadas as funções das estruturas que compõe o Ambiente de Inovação da universidade: o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI/UnB), o Parque Científico e Tecnológico (PCTec/UnB), o Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB) e a Câmara de Projetos, Convênios, Contratos e Instrumentos Correlatos (Capro/UnB).

A decana destacou o alinhamento da política de inovação com as demais políticas da universidade:

A proposta contempla especificidades da nossa realidade. Por exemplo, há uma clara referência ao apoio à inovação em políticas públicas, algo sobre o qual a UnB tem muita atuação devido à nossa localização geográfica.

O vice-reitor Enrique Huelva, que presidiu a reunião do Cepe, também celebrou a aprovação do documento:

A UnB constrói hoje um primeiro documento que ancora princípios para a inovação, algo que, na atualidade, é um dos principais elementos de contato da Universidade com a sociedade e que fomenta o desenvolvimento socioeconômico.

Votação da Política de Inovação da UnB no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Créditos: SECOM/UnB