Curso RIL PCTec

 

 

  Nos dias 18 e 19 de novembro, o PCTec/UnB, em parceria com a Finatec, realizou o primeiro encontro no Brasil dedicado à gestão da inovação utilizando o Nível de Maturidade da Inovação (IRL), desenvolvido pelo Royal Institute of Technology (KTH) de Estocolmo, Suécia.

 

 

  A ferramenta IRL é um framework abrangente que orienta o desenvolvimento de ideias e avalia o status de inovações em várias dimensões críticas, como mercado, financiamento, equipe, propriedade intelectual e modelo de negócios. Inspirada na escala TRL da NASA, que mede o grau de maturidade tecnológica de projetos, a metodologia IRL oferece uma visão holística do processo de inovação. Isso ajuda a identificar áreas que precisam de aprimoramento para levar uma inovação ao mercado de forma eficaz.


  O PCTec/UnB tem aprofundado o uso dessa ferramenta e, atualmente, está desenvolvendo uma plataforma online que aplica essa metodologia. O objetivo é que o sistema sirva como suporte para ambientes de inovação, como incubadoras e parques tecnológicos.


  Para que o KTH-IRL seja aplicado da melhor maneira no ecossistema de inovação do Distrito Federal, professor Donnie Lygonis, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da metodologia no KTH, foi convidado a ministrar um curso introdutório. Ele apresentou os principais conceitos e boas práticas adotadas no instituto de tecnologia sueco.

 

 

  O curso contou com participantes da UnB e representantes de instituições externas, proporcionando uma oportunidade única para explorar todas as potencialidades da ferramenta e conhecer casos reais de sua aplicação no KTH.

 

 

  Mais do que uma aula técnica, o encontro fomentou ricas discussões sobre como aprimorar os ambientes de inovação no Distrito Federal. Houve uma intensa troca de experiências sobre o desenvolvimento de mecanismos de apoio para startups inovadoras e estratégias para fortalecer ecossistemas de inovação.

 

 

A realização deste importante curso foi possível graças ao apoio da Finep, parceira essencial na consolidação do Parque Científico e Tecnológico da UnB. Além disso, a contribuição do Donnie Lygonis, professor convidado e mentor estratégico no Royal Institute of Technology da Suécia, trouxe uma valiosa perspectiva prática ao evento.