Lançamento do Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília

No dia 11 de junho de 2013, o Parque Científico e Tecnológico da UnB (PCTec/UnB) foi oficialmente lançado. O evento foi um momento histórico para a Universidade, contando com a presença de autoridades, da Academia, de empresas e de alunos com o intuito de formalizar a presença do Parque na UnB.

O Ambiente de Inovação da Universidade de Brasília deu as boas-vindas aos convidados, recebendo na mesa de abertura do lançamento do PCTec/UnB:

• Ivan Camargo (Reitor da UnB)
  • Sônia Báo (Vice-Reitora da UnB)
  • Ednalva Morais (Diretora Executiva do CDT/UnB)
  • Rodrigo Rollemberg (Senador)
  • Wasny de Roure (Presidente da Câmara dos Deputados)
  • Leonardo Gadelha (Deputado Federal)
  • Paulo Suarez (Diretor do CDT/UnB)
  • Pedro Ivo (Presidente do DCE)
  • Alexandre Gouveia (Presidente da FAP- DF)
  • Glauco Rojas (Secretário de Estado de Ciência Tecnologia e Inovação do DF)

PCTec Lancamento 5

Mesa de Abertura do lançamento do PCTec/UnB.

De acordo com o Decano de Administração e Finanças da UnB, o professor Luís Afonso Bermúdez:

A ideia inicial sempre foi envolver governo, empresa e sociedade. Há 27 anos idealizamos construir um espaço para desenvolver tecnologia dentro da UnB. Fomos a primeira universidade do país a ter essa discussão internamente. Na década de 90, quando reestruturamos o CDT, definimos fazer o Parque aqui. Foram feitas visitas em vários países e pesquisa até quando decidimos criá-lo aqui dentro. No final dos anos 90, definimos um estudo que hoje se chama Parque Científico e Tecnológico, que significa uma área definida onde laboratórios de empresas se instalarão junto com a universidade, dentro do campus, com tempos relativamente definidos, para o desenvolvimento de pesquisa.

Já a Diretora Executiva do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB), Ednalva Morais, destacou que:

O Parque Científico e Tecnológico da UnB trará enormes benefícios a comunidade acadêmica, e, dentre a gama de serviços, oferecerá também avaliação de equipamentos científicos e médicos para pesquisa, desenvolvimento, tecnologias educacionais e sociais.

Ao final do evento, o reitor Ivan Camargo inaugurou, junto às demais autoridades presentes, a placa que oficializou esse acontecimento histórico. O lançamento do PCTec/UnB foi um marco para a Universidade de Brasília, para o Governo do Distrito Federal, para as empresas da região e para a sociedade civil, que puderam contar com uma instituição dedicada a promover a interação desses atores para o fomento da inovação.

Créditos: Portal de Notícias do CDT